Valor da retirada da vacinação contra febre aftosa será tema de debate na Expoabra 2021

Seagri-DF e setor produtivo abordarão as principais dificuldades e ganhos com a melhoria da condição sanitária da pecuária no DF e no Brasil

Na próxima quinta (16), será realizado na Expoabra Digital 2021 o III Fórum Distrital de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares. Coordenado pela Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), o evento abordará o tema “Quanto a vale a retirada da vacinação contra febre aftosa para o DF e para o Brasil? ”

A abertura da mesa redonda será realizada pelo secretário de Agricultura do DF, Candido Teles. O Fórum contará ainda com a participação de produtores rurais do Paraná, Rondônia e Distrito Federal. Os representantes dos estados do Paraná e Rondônia relatarão as experiências do processo de reconhecimento internacional de estado “livre de febre aftosa sem vacinação”. No caso do DF, serão abordadas as principais dificuldades e expectativas de ganho visualizadas pelos pequenos e grandes produtores rurais com a retirada da vacinação.

Apesar de ter um rebanho reduzido, o Distrito Federal tem grande importância na condição sanitária da pecuária nacional. “No DF não há registro de aftosa desde 1993 e, apesar do nosso rebanho ser pequeno em relação a alguns estados brasileiros, temos relações comerciais de animais e produtos com todo o Brasil. O trânsito de animais é intenso por nossas rodovias, então nossa responsabilidade para manutenção do status sanitário do país é muito grande”, esclareceu o secretário de Agricultura, Candido Teles.

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF, Danielle Araujo, a Secretaria da Agricultura do DF tem cumprido e executado a contento todas as metas do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). “Com a proximidade da retirada da vacinação estamos tendo que reforçar cada vez mais os mecanismos de prevenção e vigilância, visando ampliar a capacidade de detecção precoce e resposta rápida às possíveis ocorrências da doença”, destacou Danielle Araujo.

O Plano envolve a participação de diversos atores, como governo, assistência técnica e setor produtivo. “Para o sucesso desse Plano precisamos do apoio e engajamento dos produtores rurais, extensionistas, técnicos, estudantes e pesquisadores do setor pecuário”, explicou a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri-DF. “Não serão poupados esforços para que o DF e o país consigam alcançar novos mercados, que remunerem melhor os produtos pecuários frente à elevada competitividade do mercado internacional, preservando o crescimento e lucratividade das cadeias produtivas envolvidas, com geração de emprego e renda”, complementou Danielle Araujo.

 

Sobre a Expoabra

Com o tema “Conexão, transformação e inovação”, a Expoabra vai até o dia 18, sob formato misto com feiras de produtos orgânicos e não orgânicos da região, feira de flores e de mel, debates de temas de interesse do setor agropecuário, palestras técnicas, provas de cavalos. Integram a programação, a Semana de Orgânicos do Distrito Federal e o Seminário da Rota de Fruticultura.

 

Serviço

  • III Fórum Distrital de Febre Aftosa e Doenças Vesiculares
  • Data: 16 de setembro, às 15h
  • Onde: no palco principal da Expoabra Digital 2021, com transmissão ao vivo no site da Expoabra 2021 expoabra.com.br

 

Mais informações

  • Lydia Costa – Assessoria PGT – 61 98432-1328
  • Luiz Carlos Cenci – Assessoria de Comunicação Seagri-DF – (61) 98242-0118

A Expoabra tem o propósito de promover o setor agropecuário do Distrito Federal que se destaca pela inovação e uso de tecnologia de ponta, além de contribuir para economia e geração de PIB.

O evento é voltado para produtores e empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural, formadores de opinião, estudantes da área de ciências agrárias e a comunidade de forma geral.

Realização

Apoio

Parceria

Patrocínio bronze

Patrocínio ouro

Entrar

Não tem cadastro?

Inscrição

Se você estiver representando uma empresa, favor preencher os dados de empresa e CNPJ.

Já tem cadastro?

Bem vindo(a) a Expoabra Digital.

Para acompanhar as transmissões é necessário FAZER INSCRIÇÃO. Inscreva-se agora pra não perder nada do evento.

Já tem cadastro?

Recuperar senha

Não tem cadastro?